De acordo com pesquisa, os pacientes com COVID-19 têm pelo menos três vezes mais probabilidade de apresentar complicações se também tiverem doença gengival.
A pesquisa foi publicada no Journal of Clinical Periodontology, publicação oficial da European Federation of Periodontology (EFP).
O estudo de mais de 500 pacientes com COVID-19 descobriu que aqueles com doença gengival tinham 3,5 vezes mais probabilidade de serem admitidos em terapia intensiva, 4,5 vezes mais probabilidade de precisar de um ventilador e quase nove vezes mais probabilidade de morrer em comparação com aqueles sem gengivite.
Os marcadores sanguíneos que indicam inflamação no corpo foram significativamente maiores em pacientes com COVID-19 que tinham doença gengival em comparação com aqueles que não a tinham, sugerindo que a inflamação pode explicar as taxas elevadas de complicações.
“Os resultados do estudo sugerem que a inflamação na cavidade oral pode abrir a porta para o coronavírus se tornar mais violento”, disse o professor Lior Shapira, presidente eleito da EFP. “Os cuidados orais devem fazer parte das recomendações de saúde para reduzir o risco de resultados graves de COVID-19.”
A periodontite, afeta até metade de todos os adultos em todo o mundo.
A periodontite causa inflamação das gengivas e, se não tratada, a inflamação pode se espalhar por todo o corpo. O COVID-19 está associado a uma resposta inflamatória que pode ser fatal. Este estudo investigou a relação entre periodontite e complicações do COVID-19.
Este foi um estudo caso-controle de âmbito nacional conduzido no Catar, que possui prontuários eletrónicos contendo dados médicos e dentários. O estudo incluiu 568 pacientes com diagnóstico de COVID-19 entre fevereiro e julho de 2020. Destes, 40 tiveram complicações (admissão na unidade de terapia intensiva [UTI], necessidade de ventilação ou óbito). Foram recolhidas informações sobre doenças gengivais e outros fatores que podiam estar associados às complicações do COVID-19, incluindo índice de massa corporal (IMC), tabagismo, asma, doenças cardíacas, diabetes e pressão alta. Os dados também foram obtidos sobre os níveis sanguíneos de produtos químicos relacionados à inflamação no corpo.
De 568 pacientes com COVID-19 no estudo, 258 (45%) tinham doença gengival. Depois de ajustar para idade, sexo, IMC, tabagismo e outras condições, os rádios de probabilidade de complicações COVID-19 em pacientes com doença gengival, em comparação com aqueles sem a doença gengival, foram de 3,67 para todas as complicações COVID-19, 3,54 para admissão em UTI, 4,57% para necessidade de ventilação e 8,81 para óbito.
Os autores afirmaram: “Se uma ligação causal for estabelecida entre a periodontite e o aumento das taxas de resultados adversos em pacientes com COVID-19, o estabelecimento e manutenção da saúde periodontal pode tornar-se uma parte importante do cuidado desses pacientes.”
O professor Mariano Sanz, da Universidade Complutense de Madrid, Espanha, um dos autores do estudo, observou que as bactérias orais em pacientes com periodontite podem ser inaladas e infetar os pulmões, principalmente aqueles que usam um ventilador. Isso pode contribuir para a deterioração dos pacientes com COVID-19 e aumentar o risco de morte. A equipe do hospital deve identificar os pacientes com COVID-19 com periodontite e usar antissépticos orais para reduzir a transmissão de bactérias.”
O professor Shapira disse que a associação entre periodontite e doenças pulmonares, incluindo asma, pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), está bem estabelecida. Comentou: “Este estudo adiciona mais evidências às ligações entre saúde oral e doenças respiratórias. A periodontite é uma doença comum, mas pode ser prevenida e tratada. ”
O professor Nicola West, secretário-geral da EFP, acrescentou: “Este estudo destaca outra associação entre doenças gengivais e a nossa saúde sistémica e reitera a necessidade de cuidados dentários contínuos e vitalícios para pessoas suscetíveis a doenças gengivais e uma forte abordagem preventiva à periodontite para toda a populações”
Fonte: MedicalXPress/European Federation of Periodontology (EFP)
https://medicalxpress.com/news/2021-02-gum-disease-linked-covid-complications.html