Entre as opções de tratamento ortodôntico está o aparelho transparente ou invisível. Diferentemente da ortodontia tradicional, não usa braquetes, metais ou fios. Com isso, ele permite um tratamento muito mais confortável, além de discreto e agradável. Eles são praticamente imperceptíveis, são invisíveis, não atrapalham a fala e principalmente, podem ser removidos para comer, logo não interferem no seu estilo de vida.
Hoje em dia, muita gente usa o aparelho invisível, e isso gera aquela dúvida, será que ele funciona mesmo? Então vou te explicar um pouquinho sobre ele. O aparelho invisível ou transparente funciona como um aparelho ortodôntico normal, ele atua alinhando os dentes, fechando espaços e organizando seu sorriso, substituindo muito bem os braquetes e os fios do aparelho convencional.
Esse aparelho foi idealizado no ano de 1998 e foi colocado em prática inicialmente para pequenas correções, tendo em vista sua capacidade de promover movimentos mínimos. Isso não era ideal, já que o custo/benefício não era favorável. Além disso, as pessoas ansiavam por um aparelho mais estético. Com a aumento das pesquisas e o trabalho em conjunto dos ortodontistas e dos laboratórios, foi possível a confecção de um aparelho que pudesse agir de maneira semelhante ao aparelho fixo convencional.
Esse aparelho invisível já vem sendo estudado há 20 anos. Passou por diversas modificações e aprimoramentos, além de muitos avanços referente às técnicas de confecção e de aplicação. Isso, por sua vez, aumenta a precisão de movimento e reduz seu custo, deixando cada vez mais acessível.
Como funciona o aparelho invisível?
Em primeiro lugar, os aparelhos invisíveis são placas feitas de acetato e removíveis que envolvem o seu dente em todas as faces, com isso, é possível gerar o movimentos necessários para o tratamento. Elas são removidas para comer, beber e para higienização da boca e do aparelho.
Apesar de ser removível, o mecanismo de ação do aparelho transparente é muito semelhante ao do aparelho fixo convencional. Os movimentos são feitos de forma precisa e são programados por um computador. Dessa forma, é possível simular o resultado final do tratamento antes mesmo de começar.
O tratamento como um todo funciona e funciona muito bem sim. Você pode optar por escolher o tratamento com aparelho invisível sem que isso prejudique o resultado final do seu tratamento. Entretanto, é importante uma avaliação inicial do seu ortodontista para que seja esclarecido as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de tratamento antes de tomar sua decisão.
Nossa ortodontista ,com mais de 20 anos de experiência, pode te ajudar nesse processo! Agende sua avaliação!